NOSSOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO - OFICINAS

NOSSO 1º ENCONTRO ( 10/06/2013)

Nesta data, realizamos a 1ª OFICINA DE APRESENTAÇÃO (Estrutura do Gestar),
tendo por local o auditório da 9ª Gerência Regional de Educação, 
situada na Avenida Padre Rolim.


    
FRASE DO DIA

LEITURA DELEITE

 
Neste primeiro contato, a maioria dos professores de 
Língua Portuguesa, pertencentes à  Rede Municipal de Educação 
estiveram presentes. Nossa coordenadora,
Vanderlúcia Feitosa, fez a abertura do encontro,
 apresentou a tutora e falou sobre  as especificidades do Programa. 
Em seguida, de acordo com os objetivos  e pauta, 
a tutora Edna Marlowa prosseguiu.


Calendário, distribuído entre as cursistas,
para definição de datas previstas para
os encontros presenciais. Esse cronograma
teve a participação e opinião de todas.


Foram discutidos os deveres e direitos dos cursistas 
de forma clara e participativa.















NOSSO 2º ENCONTRO (17/06/2013)
LOCAL: AUDITÓRIO DA 9ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO 
 2ª OFICINA DE APRESENTAÇÃO - ESTRUTURA DO GESTAR



FRASE DO DIA

LEITURA DELEITE

 Distribuição dos kits aos professores cursistas.
Atenção e interesse. Cursistas atentas ao 
desenvolvimento dos conteúdos.
 Um dos grupos de estudo formado para leitura, debates 
e esclarecimentos obtidos pelo Guia Geral.

Apresentação de um dos grupos de estudo sobre o conteúdo
estudado e esclarecimentos de dúvidas.


NOSSO 3º ENCONTRO (08/07/2013)
LOCAL: CEEFM CRISTIANO CARTAXO 
TP-1 - UNIDADE PAR 02 



OBJETIVOS DO DIA


GERAL:

Caracterizar as variantes da língua - DIALETOS E REGISTROS - como decorrentes 
da relação entre linguagem e cultura.

                                                                            ESPECÍFICOS:

-Aprofundar conhecimentos e discussão sobre pontos polêmicos no estudo da língua;

-Identificar a norma culta;

-Identificar a linguagem literária;

-Identificar as modalidades oral e língua escrita.


FRASE DO DIA

LEITURA  DELEITE

UM POUCO DO CONTEÚDO APRESENTADO
Nesta oportunidade, iniciamos os estudos oferecidos pelos
TP-1 - Caderno de Teoria e Prática




"O que se convencionou chamar de Língua Portuguesa nada mais é que um feixe de variedades linguísticas que caracterizam regiões, grupos sociais, faixas etárias, graus de escolaridade, profissões, situações" (ALMEIDA; ZAVAM, 2000, p. 634).

Heterogeneidade linguística
A variação, de acordo com a perspectiva sociolinguística, é um fenômeno constitutivo das línguas.Em decorrência da variação, portanto, pode-se afirmar que não existe uma Língua Portuguesa, mas várias Línguas Portuguesas.






 












"Todas as variedades, do ponto de vista da estrutura linguística, são perfeitas e completas em si. O que as torna diferentes são os valores sociais que seus falantes possuem" (CAGLIARI, 1999).

Grupo de cursistas reunido para leitura 
da Unidade 02 do TP-1




NOSSO 4º ENCONTRO (15/07/2013)
LOCAL: CEEFM CRISTIANO CARTAXO 
TP-1 - UNIDADE PAR 04


OBJETIVOS DO DIA



      OBJETIVO GERAL: 
 Identificar traços, tipos e ponto de vista da intertextualidade 
em nossa interação cotidiana.
      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
      -  Reconhecer os traços da intertextualidade nos variados textos oferecidos 
 em língua portuguesa; 
-  Identificar os tipos de intertextualidade;
- Observar os pontos de vista das diversas interações humanas.


FRASE DO DIA



LEITURA  DELEITE


UM POUCO DO CONTEÚDO APRESENTADO



CONCEITUANDO...
 De acordo com Charaudeau e Mainguenau (2004:288), intertextualidade é o “termo que designa ao mesmo tempo uma propriedade constitutiva de qualquer texto e o conjunto das relações explícitas ou implícitas que um texto ou um grupo de textos determinado mantém com outros textos”.
Texto é, então, uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.

O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.




PROVÉRBIOS POPULARES

“Uma boa noite de sono combate os males”
“Quem espera sempre alcança”
“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço"
“Pense, antes de agir”
“Devagar se vai longe”
“Quem semeia vento colhe tempestade”







Fábula é uma pequena narrativa em que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de ordem moral, com intervenção de pessoa, animais e até entidades inanimadas. (Dicionário de Língua portuguesa-Michaelis) 



A Formiga e a Pomba
            Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
               
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
               
A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Moral : Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.



CONTO DE FADA


Características dos contos de fadas:

·         Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
·         Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína busca a realização pessoal);
·         Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína
·          Sua origem e Celta;
·         A tipologia é predominantemente narrativa, mas as sequências descritivas são comuns;
·         Seguem a sequência clássica de estruturação textual ( começo, desenvolvimento, fim);
·         Tem a função básica de refletir sobre alguns valores sociais.
·         O título do conto  normalmente se remete à personagem principal da história.
·         A adjetivação é um instrumento linguístico importante para a constituição dos contos e encantamento dos contos.    
 

É importante diferenciar conto moderno com os contos 
de fada. Um exemplo de conto moderno:

UMA MULHER MODERNA

Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:
- Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…
… E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: – Eu, hein?… nem morta! 

                                                                       Luís Fernando Veríssimo




 LENDA






VALE LEMBRAR
  A relação que um texto estabelece com outro não constitui uma particularidade do texto verbal.   Desse modo,   quanto ao  texto não verbal,  Arbex (2000) sugere que



         nos mesmos termos que o conceito de intertextualidade, ou seja, como processo de produtividade de uma imagem que se constrói como absorção ou transformação de outras imagens”, deve-se usar o termo intericonicidade.

















Um comentário:

  1. O Programa GESTAR II tem representado uma ferramenta valiosa no que concerne à prática pedagógica de Língua Portuguesa. As atividades ministradas pela tutora Edna Marlowa vêm enriquecendo e dinamizando as nossas aulas, de modo que o aprender e o prazer interagem e resultam na aprendizagem significativa que tanto almejamos! Nosso obrigada carinhoso à tutora e vamos em frente cheios de boas expectativas!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS