NOSSO 1º ENCONTRO ( 10/06/2013)
Nesta data, realizamos a 1ª OFICINA DE APRESENTAÇÃO (Estrutura do Gestar),
tendo por local o auditório da 9ª Gerência Regional de Educação,
situada na Avenida Padre Rolim.
tendo por local o auditório da 9ª Gerência Regional de Educação,
situada na Avenida Padre Rolim.
FRASE DO DIA
LEITURA DELEITE
Neste primeiro contato, a maioria dos professores de
Língua Portuguesa, pertencentes à Rede Municipal de Educação
estiveram presentes. Nossa coordenadora,
Vanderlúcia Feitosa, fez a abertura do encontro,
apresentou a tutora e falou sobre as especificidades do Programa.
Em seguida, de acordo com os objetivos e pauta,
a tutora Edna Marlowa prosseguiu.
Calendário, distribuído entre as cursistas,
para definição de datas previstas para
os encontros presenciais. Esse cronograma
teve a participação e opinião de todas.
Foram discutidos os deveres e direitos dos cursistas
de forma clara e participativa.
FRASE DO DIA
LEITURA DELEITE
Distribuição dos kits aos professores cursistas.
Atenção e interesse. Cursistas atentas ao
desenvolvimento dos conteúdos.
Um dos grupos de estudo formado para leitura, debates
e esclarecimentos obtidos pelo Guia Geral.
Apresentação de um dos grupos de estudo sobre o conteúdo
estudado e esclarecimentos de dúvidas.
NOSSO 3º ENCONTRO (08/07/2013)
LOCAL: CEEFM CRISTIANO CARTAXO
TP-1 - UNIDADE PAR 02
OBJETIVOS DO DIA
FRASE DO DIA
LEITURA DELEITE
UM POUCO DO CONTEÚDO APRESENTADO
Nesta oportunidade, iniciamos os estudos oferecidos pelos
TP-1 - Caderno de Teoria e Prática
Grupo de cursistas reunido para leitura
da Unidade 02 do TP-1
NOSSO 4º ENCONTRO (15/07/2013)
LOCAL: CEEFM CRISTIANO CARTAXO
TP-1 - UNIDADE PAR 04
OBJETIVOS DO DIA
FRASE DO DIA
LEITURA DELEITE
UM POUCO DO CONTEÚDO APRESENTADO
CONTO DE FADA
Luís Fernando Veríssimo
LEITURA DELEITE
Neste primeiro contato, a maioria dos professores de
Língua Portuguesa, pertencentes à Rede Municipal de Educação
estiveram presentes. Nossa coordenadora,
Vanderlúcia Feitosa, fez a abertura do encontro,
apresentou a tutora e falou sobre as especificidades do Programa.
Em seguida, de acordo com os objetivos e pauta,
a tutora Edna Marlowa prosseguiu.
Calendário, distribuído entre as cursistas,
para definição de datas previstas para
os encontros presenciais. Esse cronograma
teve a participação e opinião de todas.
Foram discutidos os deveres e direitos dos cursistas
de forma clara e participativa.
NOSSO 2º ENCONTRO (17/06/2013)
LOCAL: AUDITÓRIO DA 9ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
2ª OFICINA DE APRESENTAÇÃO - ESTRUTURA DO GESTAR
LOCAL: AUDITÓRIO DA 9ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
2ª OFICINA DE APRESENTAÇÃO - ESTRUTURA DO GESTAR
FRASE DO DIA
LEITURA DELEITE
Distribuição dos kits aos professores cursistas.
Atenção e interesse. Cursistas atentas ao
desenvolvimento dos conteúdos.
Um dos grupos de estudo formado para leitura, debates
e esclarecimentos obtidos pelo Guia Geral.
Apresentação de um dos grupos de estudo sobre o conteúdo
estudado e esclarecimentos de dúvidas.
NOSSO 3º ENCONTRO (08/07/2013)
LOCAL: CEEFM CRISTIANO CARTAXO
TP-1 - UNIDADE PAR 02
OBJETIVOS DO DIA
GERAL:
Caracterizar as variantes da língua - DIALETOS E REGISTROS - como
decorrentes
da relação entre linguagem e cultura.
ESPECÍFICOS:
-Aprofundar
conhecimentos e discussão sobre pontos polêmicos no estudo da língua;
-Identificar
a norma culta;
-Identificar
a linguagem literária;
-Identificar
as modalidades oral e língua escrita.
FRASE DO DIA
LEITURA DELEITE
UM POUCO DO CONTEÚDO APRESENTADO
Nesta oportunidade, iniciamos os estudos oferecidos pelos
TP-1 - Caderno de Teoria e Prática
"O que se convencionou chamar de Língua Portuguesa nada
mais é que um feixe de variedades linguísticas que caracterizam regiões, grupos
sociais, faixas etárias, graus de escolaridade, profissões, situações" (ALMEIDA;
ZAVAM, 2000, p. 634).
Heterogeneidade linguística
A
variação, de acordo com a perspectiva sociolinguística, é um fenômeno
constitutivo das línguas.Em
decorrência da variação, portanto, pode-se afirmar que não existe uma Língua
Portuguesa, mas várias Línguas Portuguesas.
"Todas
as variedades, do ponto de vista da estrutura linguística, são perfeitas e
completas em si. O que as torna diferentes são os valores sociais que seus
falantes possuem" (CAGLIARI, 1999).
Grupo de cursistas reunido para leitura
da Unidade 02 do TP-1
NOSSO 4º ENCONTRO (15/07/2013)
LOCAL: CEEFM CRISTIANO CARTAXO
TP-1 - UNIDADE PAR 04
OBJETIVOS DO DIA
• OBJETIVO
GERAL:
Identificar traços, tipos e ponto
de vista da intertextualidade
em nossa interação cotidiana.
• OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Reconhecer os
traços da intertextualidade nos variados textos oferecidos
em língua
portuguesa;
- Identificar os
tipos de intertextualidade;
- Observar os
pontos de vista das diversas interações humanas.
FRASE DO DIA
LEITURA DELEITE
UM POUCO DO CONTEÚDO APRESENTADO
CONCEITUANDO...
De acordo com Charaudeau e Mainguenau (2004:288), intertextualidade
é o “termo que designa ao mesmo tempo uma propriedade
constitutiva de qualquer texto e o conjunto das relações explícitas ou
implícitas que um texto ou um grupo de textos determinado mantém com outros
textos”.
Texto é, então, uma sequência verbal (palavras), oral
ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de
pessoas em uma determinada situação.
O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
PROVÉRBIOS POPULARES
“Uma boa noite de sono
combate os males”
“Quem espera sempre alcança”
“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço"
“Pense, antes de agir”
“Devagar se vai longe”
“Quem semeia vento colhe tempestade”
“Quem espera sempre alcança”
“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço"
“Pense, antes de agir”
“Devagar se vai longe”
“Quem semeia vento colhe tempestade”
Fábula é uma pequena narrativa em
que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de
ordem moral, com intervenção de pessoa, animais e até entidades inanimadas.
(Dicionário de Língua portuguesa-Michaelis)
A Formiga e a Pomba
Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo
arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Moral : Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Moral : Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
CONTO DE FADA
Características dos contos de fadas:
·
Podem
contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
·
Seu
núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína busca a
realização pessoal);
·
Os
obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o
herói ou heroína
·
Sua origem e Celta;
·
A
tipologia é predominantemente narrativa, mas as sequências descritivas são
comuns;
·
Seguem
a sequência clássica de estruturação textual ( começo, desenvolvimento, fim);
·
Tem a
função básica de refletir sobre alguns valores sociais.
·
O
título do conto normalmente se remete à
personagem principal da história.
·
A
adjetivação é um instrumento linguístico importante para a constituição dos
contos e encantamento dos contos.
É importante diferenciar conto moderno com os contos
de fada. Um exemplo de conto moderno:
UMA MULHER
MODERNA
Era uma
vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de
autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso
lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se
deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:
- Linda
princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um
encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de
me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar
feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias
preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e
viveríamos felizes para sempre…
… E então, naquela noite,
enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho
acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: – Eu,
hein?… nem morta! Luís Fernando Veríssimo
LENDA
VALE LEMBRAR
A relação que um texto estabelece com outro não
constitui uma particularidade do texto verbal. Desse modo,
quanto ao texto não verbal, Arbex (2000) sugere que
“nos mesmos termos que
o conceito de intertextualidade, ou seja, como processo de produtividade de uma
imagem que se constrói como absorção ou transformação de outras imagens”,
deve-se usar o termo intericonicidade.”
O Programa GESTAR II tem representado uma ferramenta valiosa no que concerne à prática pedagógica de Língua Portuguesa. As atividades ministradas pela tutora Edna Marlowa vêm enriquecendo e dinamizando as nossas aulas, de modo que o aprender e o prazer interagem e resultam na aprendizagem significativa que tanto almejamos! Nosso obrigada carinhoso à tutora e vamos em frente cheios de boas expectativas!
ResponderExcluir